segunda-feira, 4 de novembro de 2013

A Lâmina, de Joe Abercrombie



     Joe Abercrombie é, sem dúvida, uma nova voz na Fantasia. Em dois sentidos. Nova porque o seu primeiro livro foi publicado em 2007 (The Blade Itself), o que é relativamente novo, ainda que estejamos a viver uma época em que cada vez mais livros de Fantasia e Ficção Científica são publicados. Nova também pela sua abordagem original e refrescante. A sua escrita é visceral e directa, as suas personagens são carregadas de defeitos e ainda estou para descobrir um herói nos seus livros. Joe Abercrombie tem sido importante a terminar o tom actual da Fantasia, que foge cada vez mais ao clássico épico de "bons" contra "maus". 

     Surgiu até um nome que tenta agrupar o tipo de livros deste escritor: "grimdark". A expressão sugere que são negros, pesados, deprimentes. Pessoalmente não gosto desta classificação. É certo que as personagens de Abercrombie são moralmente ambíguas e raramente agem de forma pura e altruísta, mas é isso que as torna verossímeis, pois o Mundo em que se inserem é negro. Contudo, os livros estão longe de serem pesados ou deprimentes, pois o humor de Abercrombie está presente em todas as páginas. Pessoalmente divirto-me mais a ler uma conversa entre soldados em que estes se insultam e refilam constantemente, do que o oposto. Custa-me a acreditar que homens com plena consciência de que podem morrer no dia seguinte estariam preocupados em fazer o que está certo, em vez de sobreviverem, e fazerem-no a radiar boa disposição...


               



     A Lâmina (The Blade Itself) foi o primeiro livro de Joe Abercrombie e foi um sucesso imediato. Tal como disse, a sua abordagem foi diferente e, mais importante, bem sucedida. Abercrombie não é um pioneiro neste tipo de Fantasia. Para isso teria de falar sobre The Black Company, de Glen Cook. A verdade é que Abercrombie fê-lo com sucesso, numa fase da Fantasia em que os leitores estavam ansiosos por algo diferente (veja-se o sucesso aterrador de George R.R. Martin).

     Li este livro em inglês, pouco depois de ter sido publicado. Quase 4 anos mais tarde foi publicado em Portugal pela Edições Gailivro. O livro faz parte de uma trilogia já acabada e o facto do segundo livro já estar também publicado em Portugal - A Forca (Before They Are Hanged) - é um forte indicativo de que a editora está disposta a continuar a apostar em Abercrombie. Porém, como disse, só li o livro em inglês e nada posso dizer sobre a sua tradução. Os diálogos conseguem ser bastante gráficos e a linguagem usada é bastante agressiva, apropriada às personagens. O vocabulário de uma personagem civilizada, bem abastada e habituada a um estilo de vida mais requintado será um pouco diferente do de soldados e guerreiros habituados a uma vida de violência desde que aprenderam a andar... Espero que o/a tradutor(a) se tenha mantido fiel à versão inglesa.

     Se quiserem ler algo moderno e diferente, que vos faça rir ou ranger os dentes, aconselho experimentar Joe Abercrombie, seja em inglês ou em português. O seu Mundo é muito bem estruturado, o que lhe permite dar bastante mais ênfase às personagens e ao enredo, do que a explicar a malha que está por detrás a suportar tudo. A acção é implacável e incessante. As personagens são na sua maior parte muito boas e as restantes simplesmente geniais.




Sem comentários:

Enviar um comentário